quarta-feira, 25 de março de 2020

ATIVIDADE 3 - 2º período


CORREÇÃO DA FICHA DE AVALIAÇÃO (Sugetões)

Bom dia, 
como prometido, segue a correção da ficha de avaliação, que deverão passar para o caderno. Esta é a última tarefa do período!

GRUPO I

Texto A

1.
- Seleciona apenas as três opções corretas: B; D; E.                                             4 pontos
- Seleciona apenas duas das opções corretas e nenhuma das outras opções.       2 pontos

2.1. Chave: (B) 
2.2. Chave: (B)  
2.3. Chave: (A)  



Texto B

Para aqueles que acharam o teste difícil, informo que o texto B e parte da gramática foram retirados da prova de aferição 2019 (8º ano). Podem ir consultar!


Item 3.     (C –) E – A – F – D – B.

Item 4.  Seleciona apenas as três opções corretas: A, B, F. 

Item 5. (Apenas passem para o caderno um dos exemplos do "compreende de forma completa". Eu transcrevi tudo para terem uma ideia de como são feitas as correções dos exames/provas de aferição. Façam o mesmo para os itens 8 e 9)

Compreende de forma completa.
Seleciona uma das palavras e justifica a escolha de forma plausível e completa.
Exemplos:
• O deus Éolo foi hospitaleiro, porque acolheu Ulisses e os companheiros, durante um mês (mostrando-se interessado
na sua história).
• O deus Éolo foi generoso, porque deu a Ulisses um saco com ventos que o poderiam ajudar a ter sucesso
na viagem.
• O deus Éolo era poderoso, porque podia manipular os ventos de acordo com a sua vontade.
Nota: integram-se neste código as respostas em que o aluno seleciona mais do que uma palavra, mantendo um desempenho equivalente ao descrito.

Compreende parcialmente
Seleciona uma das palavras e justifica a escolha de forma plausível, mas incompleta.
Exemplos:
• O deus Éolo foi hospitaleiro, porque se mostrou interessado na história de Ulisses.
• O deus Éolo foi generoso, porque deu a Ulisses um saco com ventos.
• O deus Éolo era poderoso, porque era o guardião dos ventos.
Nota: integram-se neste código as respostas em que o aluno seleciona mais do que uma palavra, mantendo um desempenho equivalente ao descrito.

Não compreende
Seleciona uma das palavras, mas não justifica a escolha de forma plausível.
Exemplo:
• Éolo foi hospitaleiro, porque ajudou Ulisses a sair da ilha.
Seleciona uma das palavras, mas não apresenta qualquer justificação.
Exemplo:
• Éolo foi muito generoso.
Não seleciona nenhuma das palavras e apresenta uma justificação que não permite identificar a escolha.
Exemplo:
• Éolo deu-lhe um saco com ventos que o poderiam ajudar a ter sucesso na viagem.

Item 6 - Chave:  A

 Item 7
         7.1. – B;
         7.2. – C.

Item 8. 

Compreende de forma completa
Relaciona o acontecimento relatado por Ulisses com a sua deceção posterior, referindo, de forma explícita:
– o facto de ter estado muito perto de Ítaca;
– o desânimo por se ter afastado da sua terra.
Exemplos:
• Ulisses esteve tão perto de Ítaca que chegou a ver homens a acender fogueiras, mas depois não conseguiu chegar a casa, e isso causou-lhe uma grande deceção.
• Ficou dececionado por se ter afastado da sua terra, depois de ter estado muito perto.

Compreende parcialmente
Relaciona, de forma imprecisa ou vaga, o acontecimento relatado por Ulisses com a sua deceção.
Exemplos:
• O acontecimento acentua o desânimo posterior de Ulisses.
• Ulisses ficou desiludido, pois o seu esforço foi em vão.
• Esteve quase a chegar a casa, mas deitou tudo a perder.
• Quando estava tão perto, adormeceu e voltou a afastar-se.

Não compreende
Não relaciona o acontecimento relatado por Ulisses com a sua deceção.
Exemplos:
• Ulisses estava quase a chegar a casa, por isso viu as fogueiras em Ítaca.
• Ulisses ficou muito dececionado, porque não regressou a casa.


Item 9.

Compreende de forma completa
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação em que mobiliza, de forma plausível e completa, informação do texto.
Exemplos:
• Em meu entender, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque não conseguiu concretizar o seu objetivo, apesar de lhe terem sido dados todos os meios para o fazer.
• Na minha opinião, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque teve de regressar para junto de Éolo e assumir que tinha falhado.
• Penso que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque adormeceu e, como consequência, teve de regressar a Eólia.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação em que mobiliza, de forma plausível e completa, informação do texto.
Exemplos:
• Na minha opinião, Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque ele foi atraiçoado pelos companheiros.
• Penso que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque só adormeceu depois de ter estado muitos dias seguidos a manobrar a vela.

Compreende parcialmente
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação imprecisa ou incompleta.
Exemplos:
• Em meu entender, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque não conseguiu concretizar o seu objetivo.
• Na minha opinião, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque teve de regressar ao palácio de Éolo.
• Penso que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque adormeceu.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação imprecisa ou  incompleta.
Exemplos:
• Penso que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque os companheiros eram invejosos.
• Julgo que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque não conseguiu evitar o sono.

Não compreende
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, mas apresenta uma justificação implausível ou não apresenta qualquer justificação.
Exemplos:
• Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque Ítaca ficava muito perto.
• Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, mas apresenta uma justificação implausível ou não apresenta qualquer justificação.
Exemplos:
• Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque Éolo não se zangaria com ele.
• Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado.



GRUPO II
Item 1.
a. houver
b. haja
c. houvesse

Item 2.
Seleciona apenas as duas opções corretas: A, D.

Item 3.
Reescreve corretamente as duas frases: Vi um livro sobre viagens. Se eu pudesse, comprá-lo-ia. Ela ficaria radiante se eu lho oferecesse.

Item 4 : (a) ‒ (5)
              (b) ‒ (1)
              (c) ‒ (4).



BOM TRABALHO E BOAS FÉRIAS, DENTRO DO POSSÍVEL, E EM CASA!!!

Não se esqueçam de me enviar a autoavaliação (quem ainda não o fez)

Sem comentários:

Enviar um comentário