domingo, 29 de novembro de 2015

Matriz do teste 2 - 8º ano


GRUPO I (50 pontos)

Texto A - exercícios de compreensão do texto
Texto B  - perguntas sobre o texto

Textos  a estudar:,
  • a entrevista
  • o roteiro turístico
  • a crítica de cinema
  • o anúncio publicitário
  • o artigo de opinião

Tipos de texto - manual p. 27


GRUPO II (20 pontos)

Classes abertas de palavras


1- O nome
  • subclasses do nome - manual p 31
  • flexão em género, número e grau - CA p 5
2- O adjetivo
  • subclasses do adjetivo - manual p 32
  • Flexão em género, número e grau - CA p10
3- O verbo
  • subclasses do verbo -  manual p 31
  • flexão do verbo em tempo e modo (tempos simples e compostos) - CA p.13
  • flexão do verbo quanto à flexão - manual p. 82
  • Complexos verbais - manual p.82
  • Forma ativa / forma passiva - caderno
4- O advérbio
  • Valores semânticos - manual p 32
  • Funções - manual p 32
5- A interjeição - manual p33 e blogue


Classes fechadas de palavras


1- O pronome

  • suclasses - manual p.53
  • pronome pessoal em adjacência verbal - manual p. 124
2- O determinante
  • subclasses - manual p. 54 
3- O quantificador
  • subclasses - manual p. 54

GRUPO III (30 pontos)

Construir um texto argumentativo (180 a 240 palavras)
     Estudar ficha informativa fotocopiada.

- Introdução

  • apresentação do tema
  • posição assumida
- Desenvolvimento
  • argumentos
  • conta-argumentos e refutação
- Conclusão
  • reforço da posição assumida


 BOM ESTUDO!!

domingo, 18 de outubro de 2015

Matriz do teste 1 - 8º ano


GRUPO I (50 pontos)

Texto A - exercícios de compreensão do texto
Texto B  - perguntas sobre o texto

Textos  a estudar:
  • artigo de divulgação científica,
  • verbete de enciclopédia,
  • reportagem,
  • entrevista.


GRUPO II (20 pontos)

Classes abertas de palavras


ESTUDAR

1- O nome
  • subclasses do nome - manual p 31
  • flexão em género, número e grau - CA p 5
2- O adjetivo
  • subclasses do adjetivo - manual p 32
  • Flexão em género, número e grau - CA p10
3- O verbo
  • subclasses do verbo -  manual p31
4- O advérbio
  • Valores semânticos - manual p 32
  • Funções - manual p 32
5- A interjeição - manual p33 e blogue

GRUPO III (30 pontos)

Construir um texto narrativo (180 a 240 palavras)

 BOM ESTUDO!!

O adjetivo relacional

  

Plural dos nomes compostos

             

terça-feira, 15 de setembro de 2015

A apresentação oral

Flexão do nome em grau

Há nomes que admitem variação em grau. São três as formas de grau:

  1. Normal - o nome no seu sentido denotativo, corrente.                                            EX: dente, boca, porta, rico
  2. Aumentativo - valor de grandeza ou de modalidade apreciativa, em geral depreciativa.                                                                                                         EX: dentuça, bocarra, portão, ricaço
  3. Diminutivo - valor de pequenez ou de modalidade apreciativa (afetividade, carinho, rejeição)                                                                                               EX: dentinho, boquinha, portinha, riquinho                                                                                                                                                                                                                                                      Outros exemplos
    Grau normal
    Grau aumentativo
    Grau diminutivo
    Casa
    Mulher
    Gato
    Figura
    Rapaz

    Casarão
    Mulheraça
    Gatarrão
    Figurão
    Rapagão
    Casinha / casebre
    Mulherzinha
    Gatinho
    Figurinha
    Rapazinho

O aumentativo e o diminutivo também podem ser expressos por meio de um adjetivo que se junta ao nome (processo analítico)
EX: Cão grande, casa enorme
       Leão pequeno, casa minúscula

domingo, 17 de maio de 2015

Interjeição e locuções interjetivas

Flexão verbal - tempos simples

Matriz- ficha de avaliação 5, 7º ano

GRUPO I - 50 pontos

Texto poético

Estudar:
  • O texto poético: análise formal - manual p 206 e 207
  • Recursos expressivos: comparação e metáfora - manual p 215







GRUPOII - 20 pontos
Estudar:

  • 1- Relações entre as palavras: ficha informativa 27 - página 228 + consultar caderno e blogue
  • 2- Classes de palavras:
  •           O nome - ficha informativa 3 - páginas 33 a 35
  •           O adjetivo - ficha informativa 6 - páginas 52 e 5
  •           O pronome - consultar manual p 80 (ficha informativa 11)
  •           O determinante - consultar manual p 81 (ficha informativa 11)
  •           O quantificador - consultar manual p 102,( ficha informativa 14)
  •           A preposição - consultar manual p 197
  •           A interjeição - consultar manual p 176
  •           O verbo - consultar manual p 154 e 155
  • 3- Funções sintáticas - consultar manual p 132 e p 13
  • 4- Flexão verbal - consultar manual p155
  • 5- A conjugação pronominal (pronominalização) - consultar manual p 261



GRUPO III - 30 pontos

Construir um texto narrativo - 180 a 240 palavras.
Estudar p 108 e 109, 120 e ficha fotocopiada sobre o diálogo..


                                                                                                                      BOM ESTUDO !!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

O sal e a água - conto popular


     
Um rei tinha três filhas; perguntou a cada uma delas por sua vez, qual era a mais sua amiga. A mais velha respondeu:
     – Quero mais a meu pai, do que à luz do Sol. 
     Respondeu a do meio:
      – Gosto mais de meu pai do que de mim mesma. 
     A mais moça respondeu:
      – Quero-lhe tanto, como a comida quer o sal. 
     O rei entendeu por isto que a filha mais nova o não amava tanto como as outras, e pô-la fora do palácio. Ela foi muito triste por esse mundo, e chegou ao palácio de um rei, e aí se ofereceu para ser cozinheira.
     Um dia veio à mesa um pastel muito bem feito, e o rei ao parti-lo achou dentro um anel muito pequeno, e de grande preço. Perguntou a todas as damas da corte de quem seria aquele anel. Todas quiseram ver se o anel lhes servia: foi passando, até que foi chamada a cozinheira, e só a ela é que o anel servia. O príncipe viu isto e ficou logo apaixonado por ela, pensando que era de família de nobreza. Começou então a espreitá-la, porque ela só cozinhava às escondidas, e viu-a vestida com trajos de princesa. Foi chamar o rei seu pai e ambos viram o caso. O rei deu licença ao filho para casar com ela, mas a menina tirou por condição que queria cozinhar pela sua mão o jantar do dia da boda.
      Para as festas de noivado convidou-se o rei que tinha três filhas, e que pusera fora de casa a mais nova. A princesa cozinhou o jantar, mas nos manjares que haviam de ser postos ao rei seu pai não botou sal de propósito. Todos comiam com vontade, mas só o rei convidado é que não comia. Por fim perguntou-lhe o dono da casa, porque é que o rei não comia? Respondeu ele, não sabendo que assistia ao casamento da filha:
      – É porque a comida não tem sal.
      O pai do noivo fingiu-se raivoso, e mandou que a cozinheira viesse ali dizer porque é que não tinha botado sal na comida. Veio então a menina vestida de princesa, mas assim que o pai a viu, conheceu-a logo, e confessou ali a sua culpa, por não ter percebido quanto era amado por sua filha, que lhe tinha dito, que lhe queria tanto como a comida quer o sal, e que depois de sofrer tanto nunca se queixara da injustiça de seu pai. 

Matriz - ficha de avaliação 4 (7º ano)

GRUPO I - 50 pontos

Texto narrativo

Estudar:
  • Categorias da narrativa - manual p 108 e 109
  • Modos de representação do discurso narrativo - manual p 109
  • Recursos expressivos: comparação e metáfora - manual p 215





GRUPOII - 20 pontos
Estudar:


  • 1- Relações entre as palavras: ficha informativa 27 - página 228 + consultar caderno e blogue
  • 2- O nome: subclasses, flexão em género, número e grau - ficha informativa 3 - páginas 33 a 35
  • 3- O adjetivo: subclasses, flexão em género, número e grau - ficha informativa 6 - páginas 52 e 53
  • 4- Processos de formação de palavras: a sigla e a onomatopeia - consultar caderno
  • 5- O pronome: subclasses - consultar manual p 80 (ficha informativa 11)
  • 6- O determinante: subclasses e formas contraídas - consultar manual p 81 (ficha informativa 11)
  • 7- O quantificador: subclasses - consultar manual p 102,( ficha informativa 14)
  • 8- Funções sintáticas - consultar manual p 132 e p 138



GRUPO III - 30 pontos

Construir um texto narrativo (com narração e diálogo) - 180 a 240 palavras.
Estudar a construção do diálogo - consultar ficha fotocopiada.


                                                                                                                      BOM ESTUDO !!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Matriz - ficha de avaliação 3 (7º ano)

GRUPO I - 50 pontos
Estudar:

Textos da literatura tradicional popular: (consultar blogue)

  • a fábula
  • a parábola
  • o conto popular
  • a lenda
  • o provérbio



GRUPOII - 20 pontos
Estudar:

1- Relações entre as palavras: ficha informativa 27 - página 228 + consultar caderno e blogue
2- O nome: subclasses, flexão em género, número e grau - ficha informativa 3 - páginas 33 a 35
3- O adjetivo: subclasses, flexão em género, número e grau - ficha informativa 6 - páginas 52 e 53
4- Processos de formação de palavras: a sigla e a onomatopeia - consultar caderno
5- O pronome: subclasses - consultar manual p 80 (ficha informativa 11)
6- O determinante: subclasses e formas contraídas - consultar manual p 81 (ficha informativa 11)
7- O quantificador: subclasses - consultar manual p 102,( ficha informativa 14)


CL ASSES
Nome
Adjetivo
Pronome
Determinante
Quantificador


SUBCLASSES
- próprio
- comum contável
- comum não contável
- comum coletivo contável
- comum coletivo não contável
- qualificativo
- numeral
- pessoal
- demonstrativo
- possessivo
- indefinido
- relativo

- artigo definido
- artigo indefinido
- demonstrativo
- possessivo
- indefinido
- relativo
- interrogativo
- numeral
- existencial
- universal
- interrogativo




GRUPO III - 30 pontos

Construir um texto da literatura tradicional popular (lenda ou conto popular) - 180 a 240 palavras.

BOM ESTUDO!!

domingo, 11 de janeiro de 2015

Textos da literatura tradicional popular

Desde os tempos mais antigos que em todos os continentes surgiram histórias criadas pelo povo que eram depois contadas oralmente de geração em geração. 
De entre os diversos tipos de textos que constituem esse património oral, destacam-se:



A Fábula:
  • é uma narrativa breve e simples, em verso ou em prosa,
  • as personagens são animais ou seres inanimados que agem como pessoas,
  • tem uma função lúdica e moralizante, pois pretende representar as qualidades e os defeitos do ser humano.


A Parábola:
  • é muito parecida com a fábula,
  • as personagens são seres humanos,
  • tem como objetivo apresentar uma mensagem moral.


O Provérbio:
  • é conhecido por ditado popular,
  • é uma frase, sob a forma de máxima ou sentença,
  • transmite um saber e/ou encerra uma moral.





A Adivinha:
  •  enigma que consiste num jogo de palavras, com vista a encontrar uma solução. 




O Conto Tradicional:
  • é uma narrativa breve e simples, inventada pelo povo, 
  • com tempo e espaço geralmente indeterminados,
  • com um número reduzido de personagens,
  • com uma finalidade lúdica e moralizante.
  • As personagens são astuciosas, servindo-se de manhas e de espertezas para atingirem os seus objetivos 



A Lenda:
  • é uma narrativa transmitida oralmente, de geração em geração, 
  • assenta em factos reais modificados pela fantasia,
  • resulta de uma mistura de realidade e fantasia,
  • pode possuir um fundo histórico,
  • pode destinar-se à explicação de um facto geográfico ou explicar a origem de lugares.