quarta-feira, 25 de março de 2020

ATIVIDADE 3 - 2º período


CORREÇÃO DA FICHA DE AVALIAÇÃO (Sugetões)

Bom dia, 
como prometido, segue a correção da ficha de avaliação, que deverão passar para o caderno. Esta é a última tarefa do período!

GRUPO I

Texto A

1.
- Seleciona apenas as três opções corretas: B; D; E.                                             4 pontos
- Seleciona apenas duas das opções corretas e nenhuma das outras opções.       2 pontos

2.1. Chave: (B) 
2.2. Chave: (B)  
2.3. Chave: (A)  



Texto B

Para aqueles que acharam o teste difícil, informo que o texto B e parte da gramática foram retirados da prova de aferição 2019 (8º ano). Podem ir consultar!


Item 3.     (C –) E – A – F – D – B.

Item 4.  Seleciona apenas as três opções corretas: A, B, F. 

Item 5. (Apenas passem para o caderno um dos exemplos do "compreende de forma completa". Eu transcrevi tudo para terem uma ideia de como são feitas as correções dos exames/provas de aferição. Façam o mesmo para os itens 8 e 9)

Compreende de forma completa.
Seleciona uma das palavras e justifica a escolha de forma plausível e completa.
Exemplos:
• O deus Éolo foi hospitaleiro, porque acolheu Ulisses e os companheiros, durante um mês (mostrando-se interessado
na sua história).
• O deus Éolo foi generoso, porque deu a Ulisses um saco com ventos que o poderiam ajudar a ter sucesso
na viagem.
• O deus Éolo era poderoso, porque podia manipular os ventos de acordo com a sua vontade.
Nota: integram-se neste código as respostas em que o aluno seleciona mais do que uma palavra, mantendo um desempenho equivalente ao descrito.

Compreende parcialmente
Seleciona uma das palavras e justifica a escolha de forma plausível, mas incompleta.
Exemplos:
• O deus Éolo foi hospitaleiro, porque se mostrou interessado na história de Ulisses.
• O deus Éolo foi generoso, porque deu a Ulisses um saco com ventos.
• O deus Éolo era poderoso, porque era o guardião dos ventos.
Nota: integram-se neste código as respostas em que o aluno seleciona mais do que uma palavra, mantendo um desempenho equivalente ao descrito.

Não compreende
Seleciona uma das palavras, mas não justifica a escolha de forma plausível.
Exemplo:
• Éolo foi hospitaleiro, porque ajudou Ulisses a sair da ilha.
Seleciona uma das palavras, mas não apresenta qualquer justificação.
Exemplo:
• Éolo foi muito generoso.
Não seleciona nenhuma das palavras e apresenta uma justificação que não permite identificar a escolha.
Exemplo:
• Éolo deu-lhe um saco com ventos que o poderiam ajudar a ter sucesso na viagem.

Item 6 - Chave:  A

 Item 7
         7.1. – B;
         7.2. – C.

Item 8. 

Compreende de forma completa
Relaciona o acontecimento relatado por Ulisses com a sua deceção posterior, referindo, de forma explícita:
– o facto de ter estado muito perto de Ítaca;
– o desânimo por se ter afastado da sua terra.
Exemplos:
• Ulisses esteve tão perto de Ítaca que chegou a ver homens a acender fogueiras, mas depois não conseguiu chegar a casa, e isso causou-lhe uma grande deceção.
• Ficou dececionado por se ter afastado da sua terra, depois de ter estado muito perto.

Compreende parcialmente
Relaciona, de forma imprecisa ou vaga, o acontecimento relatado por Ulisses com a sua deceção.
Exemplos:
• O acontecimento acentua o desânimo posterior de Ulisses.
• Ulisses ficou desiludido, pois o seu esforço foi em vão.
• Esteve quase a chegar a casa, mas deitou tudo a perder.
• Quando estava tão perto, adormeceu e voltou a afastar-se.

Não compreende
Não relaciona o acontecimento relatado por Ulisses com a sua deceção.
Exemplos:
• Ulisses estava quase a chegar a casa, por isso viu as fogueiras em Ítaca.
• Ulisses ficou muito dececionado, porque não regressou a casa.


Item 9.

Compreende de forma completa
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação em que mobiliza, de forma plausível e completa, informação do texto.
Exemplos:
• Em meu entender, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque não conseguiu concretizar o seu objetivo, apesar de lhe terem sido dados todos os meios para o fazer.
• Na minha opinião, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque teve de regressar para junto de Éolo e assumir que tinha falhado.
• Penso que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque adormeceu e, como consequência, teve de regressar a Eólia.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação em que mobiliza, de forma plausível e completa, informação do texto.
Exemplos:
• Na minha opinião, Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque ele foi atraiçoado pelos companheiros.
• Penso que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque só adormeceu depois de ter estado muitos dias seguidos a manobrar a vela.

Compreende parcialmente
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação imprecisa ou incompleta.
Exemplos:
• Em meu entender, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque não conseguiu concretizar o seu objetivo.
• Na minha opinião, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque teve de regressar ao palácio de Éolo.
• Penso que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque adormeceu.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação imprecisa ou  incompleta.
Exemplos:
• Penso que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque os companheiros eram invejosos.
• Julgo que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque não conseguiu evitar o sono.

Não compreende
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, mas apresenta uma justificação implausível ou não apresenta qualquer justificação.
Exemplos:
• Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque Ítaca ficava muito perto.
• Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, mas apresenta uma justificação implausível ou não apresenta qualquer justificação.
Exemplos:
• Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque Éolo não se zangaria com ele.
• Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado.



GRUPO II
Item 1.
a. houver
b. haja
c. houvesse

Item 2.
Seleciona apenas as duas opções corretas: A, D.

Item 3.
Reescreve corretamente as duas frases: Vi um livro sobre viagens. Se eu pudesse, comprá-lo-ia. Ela ficaria radiante se eu lho oferecesse.

Item 4 : (a) ‒ (5)
              (b) ‒ (1)
              (c) ‒ (4).



BOM TRABALHO E BOAS FÉRIAS, DENTRO DO POSSÍVEL, E EM CASA!!!

Não se esqueçam de me enviar a autoavaliação (quem ainda não o fez)

terça-feira, 24 de março de 2020

Atividade 4 - 2º período


            AUTOAVALIAÇÃO  

Antecipo a atividade 4 para vos pedir que façam a vossa autoavaliação e que a mande para o meu email. 

Como aconteceu no primeiro período, têm de escrever um pequeno texto, dizerem o nível que merecem e justificá-lo.

Não se esqueçam que as ATITUDES (assiduidade, pontualidade, comportamento, material, TPCs, empenho, colaboração nas tarefas propostas, autonomia) valem 25% da nota final e a ORALIDADE 10%

Quando mandarem a vossa autoavaliação para o email, não se esqueçam de se identificar (nome, nº e turma). 

Se conhecerem algum colega que não consegue entrar no blogue, ajudem-no e partilhem os documentos publicados com ele.

BOA REFLEXÃO !

segunda-feira, 23 de março de 2020

ATIVIDADE 2 - 2º período

Agora que já resolveram a ficha de leitura, vão autoavaliar as vossas respostas, corrigindo as que estiverem erradas, ou acrescentando informações.

Sugestões de resposta:

 1- O conto pode ser dividido em três partes:

  • situação inicial (ll.1 a 58. )Nesta parte, é feita a descrição do ambiente e das convenções rotineiras vividas numa viagem de elétrico;
  • peripécias (ll.59 a 134). Narração de um  acontecimento pouco habitual: um homem, depois de incomodar os passageiros para se sentar, começa a assobiar, quebrando as convenções sociais;
  • situação final (ll. 135a 149). Atitudes dos passageiros depois do homem sair do elétrico: todos se riem momentaneamente, mas, quando se apercebem que estão a ter um comportamento desadequado, recuperam a compostura.
2.1- 

HOMEM
RESTANTES PASSAGEIROS
Perfil físico
Vestido de forma modesta

Bem vestidos

Comportamento
Comportamento desadequado e irreverente, baseado no desrespeito pelas convenções sociais.

Comportamento socialmente correto, tendo em conta a distinção entre classes ricas e classes pobres.


Perfil psicológico
Personagem irreverente, com espírito crítico e que, consciente da igualdade social a que tem direito, luta pelos seus direitos.

Personagens que não tendem a manifestar os seus sentimentos e a agir de forma convencional


3.1- Quanto à participação na ação, o narrador é não participante: não participa na história e narra-a na terceira pessoa. (justifiquem com algumas expressões)

3.2 e 3.2.1
a- Como estão num espaço apertado, as pessoas têm de interagir umas com as outras, contra a sua vontade. Na afirmação está presente a antítese.

b- Por respeito às convenções sociais, os homens que se consideravam cavalheiros e as mulheres de classe social mais baixa não se sentavam, para dar lugar às senhoras da alta sociedade. Na afirmação está presente o diminutivo. (Também podem referir a ironia).

c- As pessoas olhavam para o homem, sem se perceber que sentimentos as motivavam: desprezo, ironia, inveja. Na afirmação estão presentes a enumeração e a interrogação retórica.

d- Envergonhadas por terem exteriorizado os seus sentimentos, as pessoas voltaram a calar-se e recuperaram a compostura.Nesta afirmação estão presentes a metáfora e a utilização expressiva do advérbio (pesadamente).

3.2.2- Quanto ao ponto de vista, o narrador é subjetivo, uma vez que ao longo do texto revela um tom crítico e de censura em relação ao comportamento das pessoas.

4- Este conto pretende denunciar a injustiças social.


   Até amanhã para uma nova tarefa!

quarta-feira, 18 de março de 2020

ATIVIDADE 1- 2º período

Como já estão com saudades das aulas e aborrecidos em casa, envio a primeira tarefa a realizar até à próxima terça-feira.

Tarefa 1

  • Continuar a leitura do conto "Assobiando à vontade" de Mário Dionísio (pp. 145 a 158);

  • Realizar a ficha de leitura (pp.158 e 159): exercícios 1; 2.1; 3 (3.1,3.2,3.2.1 e 3.2.2) e 4.1
Nos comentários, escrevam, identificando apenas o vosso número, que já concluíram a tarefa, para passarmos à tarefa 2 e verificar quem não fez. (Exemplo: nº1 - já realizei/fiz/conclui a tarefa 1)

Para já, vamos comunicar através do blogue, depois, se necessário, adotaremos outras medidas.


BOM TRABALHO e até TERÇA!


NÃO PRECISAM DE MANDAR IMAGENS DOS TRABALHOS FEITOS! TÊM DE SER RESPONSÁVEIS! QUANDO REGRESSARMOS À NORMALIDADE, VERIFICAREI TUDO O QUE VOS MANDEI FAZER.

quarta-feira, 4 de março de 2020

Matriz do teste 4 (8º ano)



GRUPO I (50 pontos)

Texto A - Texto não literário 
Texto B  - Texto narrativo

Estudar:
 - os recursos expressivos - ficha informativa 14 - pp.160-161
 - o texto narrativo - ficha informativa 5 - pp. 72-73


GRUPO II (20 pontos)

1- Classes abertas de palavras - ficha informativa 2 - pp. 31-33.  (Não esquecer de estudar os tempos e modos verbais!)

2- Classes fechadas de palavras - ficha informativa 4 - pp.53-55

3- Verbo e complexo verbal - ficha informativa 6 - pp.82-83

4- Funções sintáticas - ficha informativa 7 - pp.89-91

5- O pronome pessoal em adjacência verbal - ficha informativa 10 - p. 124



GRUPO III (30 pontos)

Texto de opinião
Estudar: Coesão e coerência textuais - ficha informativa 9 - pp. 114-115

BOM ESTUDO!!