sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Matriz do teste 2 - 9º ano



GRUPO I (50 pontos)

Texto A - exercícios de compreensão do texto - Texto não literário
Texto B  - interpretação do texto - Texto narrativo

Estudar:   Elementos da narrativa (ficha informativa 3 pp.56-57)
                Recursos expressivos (Ficha informativa 5 pp.91-92)


GRUPO II (20 pontos)
CLASSES ABERTAS DE PALAVRAS
- o verbo: 
  • Flexão verbal - p.309
  • Tipos de verbos - p.309 
  • Subclasses do verbo p.311
  • O pronome pessoal em adjacência verbal - p.32
 - O nome:
  • Subclasses do nome - p 311
  • Flexão nominal - pp.305, 306 e 307
- O adjetivo
  • Subclasses do adjetivo - p.311
  • Flaxão adjetival - pp.307, 308
- O advérbio: subclasses - p.312

- Funções sintáticas - pp.314-315 e caderno

- Coordenação e subordinação - p. 315

- Tipos e formas de frase: frase ative e passiva - caderno

RELAÇÃO ENTRE  AS PALAVRAS
 - Relações semânticas entre as palavras - p.316
 - Relações gráficas e fónicas entre as palavras - p.319

 
GRUPO III (30 pontos)

Texto narrativo.
BOM ESTUDO!!

domingo, 23 de outubro de 2016

Trovante - "Outra margem"

Partindo da canção "Outra margem", interpretada pelo grupo Trovante, prepara uma pequena apresentação oral (5 minutos), em que reflitas sobre o papel da escola na formação de cada pessoa.



E com um búzio nos olhos claros
Vinham do cais, da outra margem
Vinham do campo e da cidade
Qual a canção? Qual a viagem?

Vinham p'rá escola. Que desejavam?
De face suja, iluminada?
Traziam sonhos e pesadelos.
Eram a noite e a madrugada.

Vinham sozinhos com o seu destino.
Ali chegavam. Ali estavam.
Eram já velhos? Eram meninos?
Vinham p'rá escola. O que esperavam?

Vinham de longe. Vinham sozinhos.
Lá da planície. Lá da cidade.
Das casas pobres. Dos bairros tristes.
Vinham p'rá escola: a novidade.

E com uma estrela na mão direita
E os olhos grandes e voz macia
Ali chegaram para aprender
O sonho, a vida a poesia.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Matriz do teste 1 do 9º ano

GRUPO I (50 pontos)

Texto A - exercícios de compreensão do texto
Texto B  - interpretação do texto

Estudar: A crónica (Manual p.27)
                A recensão (Manual p.36)
                O editorial (Manual p. 42)
                Recursos expressivos (Ficha informativa 5 pp.91-92)


GRUPO II (20 pontos)
- Flexão verbal - p.309
- Tipos de verbos - p.309 
- Subclasses do verbo p.311
- O pronome pessoal em adjacência verbal - p.32
- Funções sintáticas - pp.314-315 e caderno

- Coordenação e subordinação - p. 315
- Tipos e formas de frase: frase ative e passiva - caderno

 - Relações semânticas entre as palavras - p.316
 - Relações gráficas e fónicas entre as palavras - p.319

 
GRUPO III (30 pontos)

Resumo de um texto.
BOM ESTUDO!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A consequência dos semáforos

Verifica aqui  os teus conhecimentos sobre a crónica : A consequência dos semáforos de António Lobo Antunes.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Matriz teste 5 - 8º ano





GRUPO I (50 pontos)

Texto A - exercícios de compreensão do texto
Texto B  - interpretação do texto

Estudar: O texto poético (Ficha informativa 17 pp.202/203)
              Recursos expressivos (Ficha informativa 14 pp.160/161)


GRUPO II (20 pontos)
- Classes de palavras 
Ficha informativa 2 pp 31/32/33
Ficha informativa 4 pp.53/54/55

- Flexão do verbo em tempo e modo - CA p 13

- Funções sintáticas - Ficha informativa pp.89/90/91

- Processos de formação de palavras - ficha informativa 12 pp. 135/136/137

- Coordenação e subordinação - ficha informativa 15 pp.167/168/169

- Relações entre as palavras - ficha informativa 18 pp208/209




GRUPO III (30 pontos)

Construir um texto de opinião. (180 a 240 palavras)

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Matriz teste 4, 8º ano


GRUPO I (50 pontos)

Texto A - exercícios de compreensão do texto
Texto B  - interpretação do texto

Estudar: O texto narrativo (Ficha informativa 5 pp.72/73)
Modos de representação da narrativa
Categorias da narrativa
    Estudar: Recursos expressivos (Ficha informativa 14 pp.160/161)


    GRUPO II (20 pontos)
    - Classes de palavras 
    Ficha informativa 2 pp 31/32/33
    Ficha informativa 4 pp.53/54/55

    - Funções sintáticas - Ficha informativa pp.89/90/91

    - Variedades do português - ficha informativa 11 p.130

    - Processos de formação de palavras - ficha informativa 12 pp. 135/136/137

    - Coordenação e subordinação - ficha informativa 15 pp.167/168/169




    GRUPO III (30 pontos)

    Construir um texto de opinião. (180 a 240 palavras)

    terça-feira, 26 de janeiro de 2016

    Matriz do teste 3 - 8º ano



    GRUPO I (50 pontos)

    Texto A - exercícios de compreensão do texto
    Texto B  - perguntas sobre o texto

    Estudar: O texto narrativo (Ficha informativa 5 p. 72/73)
    Modos de representação da narrativa
    Categorias da narrativa
    Estudar: O texto descritivo (Ficha informativa 8 p.108/109)

    Estudar: Recursos expressivos (Ficha informativa 14 . 160/161)


    GRUPO II (20 pontos)
    - Classes de palavras 
    Ficha informativa 2 p 31/32/33
    Ficha informativa 4 p.53/54/55

    - Funções sintáticasFicha informativa p.89/90/91

    - Flexão verbal - CA p 13

    - Pronome pessoal em adjacência verbal - Ficha informativa p 124

    - Frase ativa / frase passiva - caderno


    NÃO CONFUNDIR !!

    CLASSES DE PALAVRAS
    FUNÇÕES SINTÁTICAS
    ·                        Nome
    ·         Verbo
    ·         Adjetivo
    ·         Pronome
    ·         Determinante
    ·         Quantificador
    ·         Advérbio
    ·         Interjeição
    ·         Conjunção
    ·         Preposição
    ·         Sujeito
    o   simples
    o   composto
    o   nulo subentendido
    o   nulo indeterminado
    ·         Predicado
    ·         Vocativo
    ·         Complementos:
    o   direto
    o   indireto
    o   agente da passiva
    o   oblíquo
    ·         Modificadores
    o   da frase
    o   do grupo verbal
    o   do grupo nominal
    ·         Predicativos
    o   do sujeito
    o   do complemento direto





    GRUPO III (30 pontos)

    Construir um texto narrativo com diálogo e descrição. (180 a 240 palavras)
         


     BOM ESTUDO!!