domingo, 21 de junho de 2020

Atividade 18 - 3º período

  AUTOAVALIAÇÃO  



Peço que façam a vossa autoavaliação e que a mande para o meu email. 

Como aconteceu no segundo período, têm de escrever um pequeno texto, dizer o nível que merecem e justificá-lo. Não se esqueçam que a avaliação é contínua, por isso têm de ter em consideração todo o ano letivo.

Relembro que as ATITUDES (assiduidade, pontualidade, comportamento, material, TPCs, empenho, colaboração nas tarefas propostas, autonomia) valem 25% da nota final e a ORALIDADE 10%.
Os critérios de avaliação do terceiro período estão disponíveis na plataforma Moodle do Agrupamento.

Quando mandarem a vossa autoavaliação para o email, não se esqueçam de se identificar (nome, número e turma). 



BOA REFLEXÃO !

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Atividade 17 - 3º período

Sumário: A conjunção: exercícios de aplicação.

1- Relembra as conjunções e as locuções conjuncionais -manual páginas 167 e 169.

2- Faz os exercícios 2, 3.1 e 3.1.1 das páginas 30 e 31 do CA.

3- Verifica as soluções dos exercícios do CA.


BOM TRABALHO!

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Atividade 16 - 3º período

Sumário: Leitura e compreensão do poema Barca Bela, de Almeida Garrett.


1- atentamente o poema (página 224 do manual) e ouve a versão musical.

2- Responde ao questionário da página 225 do manual: exercícios nº: 1 e 2 (2.1).

Se não conseguires perceber a associação que o sujeito poético faz entre o mar e o amor, faz uma pequena pesquisa na Internet.

A correção das perguntas será feita na aula síncrona.

BOM TRABALHO!

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Atividade 15 - 3º período

Sumário: Significação lexical (ficha informativa 19) - resolução de exercícios.




1- Ler a ficha formativa 19 - manual página 220.

2- Resolver os exercícios 1, 1.1 e 2 da página 221 do manual.

3- Fazer os exercícios da página 57 do CA.

4- Verificar as soluções dos exercícios do CA.


BOM TRABALHO!

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Atividade 14 - 3º período

Projeto de leitura

1- Ler uma das obras apresentadas na página 15 do manual.

2- Apresentar a biografia do autor da obra (pequeno texto).

3- Resumir a ação da obra que vão apresentar (evitem contar o fim!)

4- Fazer a apreciação crítica da obra (aspetos positivos  e/ou negativos). 

Prazo limite: 12 de junho.

BOM TRABALHO!

terça-feira, 26 de maio de 2020

Atividade 13 - 3º período

Sumário: Leitura e compreensão do poema "Descalça vai para a fonte" de Luís de Camões.





1-  o texto poético Descalça vai para a fonte, de Camões.


2- Indica as características físicas e psicológicas de Leanor e a condição social da jovem.

3- Identifica  três recursos expressivos presentes no poema e explicita a sua expressividade.


BOM TRABALHO!

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Atividade 12 - 3º Periodo

Sumário: Relações entre palavras (Ficha informativa 18).
                 Exercícios de aplicação.



1- Relembra a relações entre as palavras, lendo as páginas 208 e 209 do manual (exceto o nº 3 - Relações parte-todo, que explicarei no próximo ano).

2- Realiza os exercícios 1(menos alínea c) e  2 do manual - página 209

3- Resolve os exercícios 3, 4, 7, 9 e 10 do CA, - páginas 59 a 61.

4- Consulta as soluções dos exercícios do CA.

BOM TRABALHO!

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Atividade 11 - 3º período

Sumário: Leitura e compreensão dos textos líricos "Cantiga sua, partindo-se", de João Roiz de Castel Branco e "Seus olhos", de Almeida Garrett


EDUCAÇÃO LITERÁRIA / LEITURA (p. 201)

1- Exercícios: 1.1 e 1.2

2- Fazer o levantamento dos recursos expressivos presentes em cada um dos poemas.

GRAMÁTICA (p. 201)

Exercício 1 (todas as perguntas)



BOM TRABALHO!

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atividade 10 - 3º período

Sumário: Períodos literários e texto poético.


1- Leitura do texto "Cantiga de amigo" - página 198 do manual.

2- Retirar, em forma de tópicos, as ideias essenciais/principais do texto lido.

3- Ler a ficha informativa 16 - página 199 do manual - para terem uma ideia dos diferentes períodos literários que existiram ao longo da nossa história.

4- Ler a ficha informativa 17 - páginas 202 e 203 do manual - para relembrar as características do texto poético.

BOA LEITURA!

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Atividade 9 - 3º período

Avalia os teus conhecimentos  sobre as orações subordinadas adverbiais.


Clica no seguinte link:  https://quizizz.com/admin
Depois de entrares, escolhe a opção "Join a game" e espera pelo respetivo código. Só iniciarei o quizz quando estiverem todos presentes. Não te esqueças de colocares o teu nome e apelido!

Bom trabalho!!

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Atividade 8 - 3º período


  • Sumário: Orações coordenadas e subordinadas adverbiais e adjetivas - resolução de exercícios

Exercícios (aulas de quinta e de terça):
  • CA página 51- toda
  • CA página 52 - toda
  • CA página 53 - exercício nº 7
  • CA página 56 - exercício nº 10.2
Verificar as soluções.

ESTUDAR: orações subordinadas adverbiais para responderem a um quizz, quarta-feira, às 11h35. O quizz estará disponível no blogue!!

BOM TRABALHO !!


terça-feira, 5 de maio de 2020

Atividade 7 - 3º período

Sumário: Coordenação e subordinação (revisões do 7º ano)


1- Relembra as orações coordenadas e subordinadas dadas no 7º ano, consultando a ficha informativa páginas 167 a 169)

2- No 7º ano: 
  • relembraste a diferença entre uma frase simples e uma frase complexa
  • aprendeste a distinguir as orações coordenadas das subordinadas;
  • estudaste as orações coordenadas todas;
  • estudaste as orações subordinadas adverbiais: temporais, causais, finais e condicionais;
  • estudaste as orações subordinadas adjetivas relativas: restritivas e explicativas.
São apenas essas que deves relembrar!!

BOM ESTUDO !

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividade 6 - 3º período

Sumário: Falar verdade a mentir, de Almeida Garrett - síntese das categorias do texto dramático e da intenção crítica da obra.


Copiem para o caderno diário, as informações importantes sobre a obra em estudo. Não são obrigados a fazer tabela, como eu!! O importante é ficar registada uma síntese do que foi dito na aula síncrona.


PERSONAGENS
AÇÃO
ESPAÇO E TEMPO


Brás Ferreira
- conservador
- honesto
- preocupado com o futuro da filha

Amália
- jovem e honesta
- por amor, está disposta a perdoar as mentiras de Duarte

Duarte Guedes
- completamente integrado na vida mundana de Lisboa
- não consegue parar de mentir (a realidade é muito aborrecida sem algumas fantasias)

General Lemos
- decide compactuar com a mentira e protege Duarte

Joaquina
- mulher do povo
- criada fiel
- por amor, está disposta a encobrir as mentiras de Duarte

José Félix
- personagem central da obra
- oportunista
- mente para encobrir as mentiras de Duarte, mas fá-lo por interesse.


Introdução
ESPAÇO

Cena I
- o pai de Amália desconfia de Duarte e pretende acabar com o noivado;
- Amália, Joaquina e José Félix fazem uma aliança movida por interesses materiais.

Espaço físico
- sala de visitas de um hotel

Espaço social
- a ação passa-se em Lisboa (século XIX);
- a burguesia rica domina o ambiente social de Lisboa


Desenvolvimento/conflito

Cenas II a XII
- Duarte mente sucessivamente alimentando as desconfianças do pai de Amália
- José Félix faz teatro dentro do teatro, fingindo de negociante, de inglês, e de coronel Lemos
TEMPO


- tempo cronológico: 1845

- a ação tem a duração de um único dia
Conclusão/desenlace

Cenas XIII a XVII
- preciosa intervenção do General Lemos
-desenlace feliz: Brás Ferreira consente no casamento de Amália e Duarte, tornando assim possível o casamento de Joaquina e José Félix
INTENÇÃO CRÍTICA
denunciar:
- a influência nefasta do ambiente sobre as pessoas, favorecendo o talento de mentir (a mentira fácil);
- as pessoas capazes de tudo fazer para subir na vida;
- a vida mundana lisboeta: bailes, cafés, teatros, …
- a presença de estrangeiros: espanhóis (mentirosos), brasileiros (ricos e corruptos) e ingleses (ricos e bons apreciadores de “pratos”)


BOM TRABALHO!!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atividade 5- 3ºperíodo

SUMÁRIO: Processos de formação de palavras (revisões)


 1- Relembrar os processos de formação de palavras que já foram dados no 7º ano - ficha informativa 12 do manual páginas 135 a 137

2- Realizar os exercícios das páginas 44 a 47 do CA. (Têm as aulas assíncronas de quarta e de quinta, ou seja, a semana toda para fazer a atividade, já que são muitos exercícios)! Não enviem nada para o meu email (a não ser que tenham dúvidas)! Verifico se realizaram a tarefa na aula síncrona da próxima semana.

3- Verificar as soluções que se encontram nas páginas finais do CA

BOM TRABALHO!!

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Atividade 4 - 3º período

  ATIVIDADE DE ESCRITA - o comentário

Num breve comentário, demonstra que o ditado popular “Vira-se o feitiço contra o feiticeiro” se adequa à figura de Duarte.

Têm até terça-feira, dia 28 de abril, (duas aulas assíncronas) para enviarem para o meu email o vosso comentário.
Se estiverem com muito trabalho nas outras disciplinas, posso prolongar o prazo até quarta!

BOM TRABALHO!


quarta-feira, 22 de abril de 2020

Atividade 3 - 3º período

Ficha de verificação de leitura da obra "Falar verdade a mentir".


Clica em Quizz para verificares os teus conhecimentos sobre a obra.

Após a realização da tarefa, ser-te-á atribuído um diploma. Coloca o teu nome no diploma e envia-o para o meu email.


BOM TRABALHO!

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Atividade 2 - 3º período



Leitura da obra "Falar verdade a mentir" de Almeida Garrett.

Clica  em  Falar verdade a mentir para obteres a obra, sem sair de casa. Faz o download em PDF.

Têm toda a semana para ler a obra. Na próxima semana terão de responder a uma ficha de verificação da leitura.


BOA LEITURA!

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Atividade 1 - 3º período

Texto dramático e espetáculo teatral

Sumários 1 e 2: Texto dramático e espetáculo teatral.
                            Leitura do excerto de "O avarento" de Molière 


Estudar ficha informativa pp. 250 e 251 do manual.

Leitura do texto dramático "O Avarento" de Molière - pp. 246 a 248 do manual.

quarta-feira, 25 de março de 2020

ATIVIDADE 3 - 2º período


CORREÇÃO DA FICHA DE AVALIAÇÃO (Sugetões)

Bom dia, 
como prometido, segue a correção da ficha de avaliação, que deverão passar para o caderno. Esta é a última tarefa do período!

GRUPO I

Texto A

1.
- Seleciona apenas as três opções corretas: B; D; E.                                             4 pontos
- Seleciona apenas duas das opções corretas e nenhuma das outras opções.       2 pontos

2.1. Chave: (B) 
2.2. Chave: (B)  
2.3. Chave: (A)  



Texto B

Para aqueles que acharam o teste difícil, informo que o texto B e parte da gramática foram retirados da prova de aferição 2019 (8º ano). Podem ir consultar!


Item 3.     (C –) E – A – F – D – B.

Item 4.  Seleciona apenas as três opções corretas: A, B, F. 

Item 5. (Apenas passem para o caderno um dos exemplos do "compreende de forma completa". Eu transcrevi tudo para terem uma ideia de como são feitas as correções dos exames/provas de aferição. Façam o mesmo para os itens 8 e 9)

Compreende de forma completa.
Seleciona uma das palavras e justifica a escolha de forma plausível e completa.
Exemplos:
• O deus Éolo foi hospitaleiro, porque acolheu Ulisses e os companheiros, durante um mês (mostrando-se interessado
na sua história).
• O deus Éolo foi generoso, porque deu a Ulisses um saco com ventos que o poderiam ajudar a ter sucesso
na viagem.
• O deus Éolo era poderoso, porque podia manipular os ventos de acordo com a sua vontade.
Nota: integram-se neste código as respostas em que o aluno seleciona mais do que uma palavra, mantendo um desempenho equivalente ao descrito.

Compreende parcialmente
Seleciona uma das palavras e justifica a escolha de forma plausível, mas incompleta.
Exemplos:
• O deus Éolo foi hospitaleiro, porque se mostrou interessado na história de Ulisses.
• O deus Éolo foi generoso, porque deu a Ulisses um saco com ventos.
• O deus Éolo era poderoso, porque era o guardião dos ventos.
Nota: integram-se neste código as respostas em que o aluno seleciona mais do que uma palavra, mantendo um desempenho equivalente ao descrito.

Não compreende
Seleciona uma das palavras, mas não justifica a escolha de forma plausível.
Exemplo:
• Éolo foi hospitaleiro, porque ajudou Ulisses a sair da ilha.
Seleciona uma das palavras, mas não apresenta qualquer justificação.
Exemplo:
• Éolo foi muito generoso.
Não seleciona nenhuma das palavras e apresenta uma justificação que não permite identificar a escolha.
Exemplo:
• Éolo deu-lhe um saco com ventos que o poderiam ajudar a ter sucesso na viagem.

Item 6 - Chave:  A

 Item 7
         7.1. – B;
         7.2. – C.

Item 8. 

Compreende de forma completa
Relaciona o acontecimento relatado por Ulisses com a sua deceção posterior, referindo, de forma explícita:
– o facto de ter estado muito perto de Ítaca;
– o desânimo por se ter afastado da sua terra.
Exemplos:
• Ulisses esteve tão perto de Ítaca que chegou a ver homens a acender fogueiras, mas depois não conseguiu chegar a casa, e isso causou-lhe uma grande deceção.
• Ficou dececionado por se ter afastado da sua terra, depois de ter estado muito perto.

Compreende parcialmente
Relaciona, de forma imprecisa ou vaga, o acontecimento relatado por Ulisses com a sua deceção.
Exemplos:
• O acontecimento acentua o desânimo posterior de Ulisses.
• Ulisses ficou desiludido, pois o seu esforço foi em vão.
• Esteve quase a chegar a casa, mas deitou tudo a perder.
• Quando estava tão perto, adormeceu e voltou a afastar-se.

Não compreende
Não relaciona o acontecimento relatado por Ulisses com a sua deceção.
Exemplos:
• Ulisses estava quase a chegar a casa, por isso viu as fogueiras em Ítaca.
• Ulisses ficou muito dececionado, porque não regressou a casa.


Item 9.

Compreende de forma completa
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação em que mobiliza, de forma plausível e completa, informação do texto.
Exemplos:
• Em meu entender, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque não conseguiu concretizar o seu objetivo, apesar de lhe terem sido dados todos os meios para o fazer.
• Na minha opinião, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque teve de regressar para junto de Éolo e assumir que tinha falhado.
• Penso que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque adormeceu e, como consequência, teve de regressar a Eólia.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação em que mobiliza, de forma plausível e completa, informação do texto.
Exemplos:
• Na minha opinião, Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque ele foi atraiçoado pelos companheiros.
• Penso que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque só adormeceu depois de ter estado muitos dias seguidos a manobrar a vela.

Compreende parcialmente
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação imprecisa ou incompleta.
Exemplos:
• Em meu entender, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque não conseguiu concretizar o seu objetivo.
• Na minha opinião, Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque teve de regressar ao palácio de Éolo.
• Penso que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque adormeceu.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado e apresenta uma justificação imprecisa ou  incompleta.
Exemplos:
• Penso que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque os companheiros eram invejosos.
• Julgo que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque não conseguiu evitar o sono.

Não compreende
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, mas apresenta uma justificação implausível ou não apresenta qualquer justificação.
Exemplos:
• Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado, porque Ítaca ficava muito perto.
• Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, mas apresenta uma justificação implausível ou não apresenta qualquer justificação.
Exemplos:
• Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado, porque Éolo não se zangaria com ele.
• Ulisses não tem motivos para se sentir envergonhado.



GRUPO II
Item 1.
a. houver
b. haja
c. houvesse

Item 2.
Seleciona apenas as duas opções corretas: A, D.

Item 3.
Reescreve corretamente as duas frases: Vi um livro sobre viagens. Se eu pudesse, comprá-lo-ia. Ela ficaria radiante se eu lho oferecesse.

Item 4 : (a) ‒ (5)
              (b) ‒ (1)
              (c) ‒ (4).



BOM TRABALHO E BOAS FÉRIAS, DENTRO DO POSSÍVEL, E EM CASA!!!

Não se esqueçam de me enviar a autoavaliação (quem ainda não o fez)

terça-feira, 24 de março de 2020

Atividade 4 - 2º período


            AUTOAVALIAÇÃO  

Antecipo a atividade 4 para vos pedir que façam a vossa autoavaliação e que a mande para o meu email. 

Como aconteceu no primeiro período, têm de escrever um pequeno texto, dizerem o nível que merecem e justificá-lo.

Não se esqueçam que as ATITUDES (assiduidade, pontualidade, comportamento, material, TPCs, empenho, colaboração nas tarefas propostas, autonomia) valem 25% da nota final e a ORALIDADE 10%

Quando mandarem a vossa autoavaliação para o email, não se esqueçam de se identificar (nome, nº e turma). 

Se conhecerem algum colega que não consegue entrar no blogue, ajudem-no e partilhem os documentos publicados com ele.

BOA REFLEXÃO !

segunda-feira, 23 de março de 2020

ATIVIDADE 2 - 2º período

Agora que já resolveram a ficha de leitura, vão autoavaliar as vossas respostas, corrigindo as que estiverem erradas, ou acrescentando informações.

Sugestões de resposta:

 1- O conto pode ser dividido em três partes:

  • situação inicial (ll.1 a 58. )Nesta parte, é feita a descrição do ambiente e das convenções rotineiras vividas numa viagem de elétrico;
  • peripécias (ll.59 a 134). Narração de um  acontecimento pouco habitual: um homem, depois de incomodar os passageiros para se sentar, começa a assobiar, quebrando as convenções sociais;
  • situação final (ll. 135a 149). Atitudes dos passageiros depois do homem sair do elétrico: todos se riem momentaneamente, mas, quando se apercebem que estão a ter um comportamento desadequado, recuperam a compostura.
2.1- 

HOMEM
RESTANTES PASSAGEIROS
Perfil físico
Vestido de forma modesta

Bem vestidos

Comportamento
Comportamento desadequado e irreverente, baseado no desrespeito pelas convenções sociais.

Comportamento socialmente correto, tendo em conta a distinção entre classes ricas e classes pobres.


Perfil psicológico
Personagem irreverente, com espírito crítico e que, consciente da igualdade social a que tem direito, luta pelos seus direitos.

Personagens que não tendem a manifestar os seus sentimentos e a agir de forma convencional


3.1- Quanto à participação na ação, o narrador é não participante: não participa na história e narra-a na terceira pessoa. (justifiquem com algumas expressões)

3.2 e 3.2.1
a- Como estão num espaço apertado, as pessoas têm de interagir umas com as outras, contra a sua vontade. Na afirmação está presente a antítese.

b- Por respeito às convenções sociais, os homens que se consideravam cavalheiros e as mulheres de classe social mais baixa não se sentavam, para dar lugar às senhoras da alta sociedade. Na afirmação está presente o diminutivo. (Também podem referir a ironia).

c- As pessoas olhavam para o homem, sem se perceber que sentimentos as motivavam: desprezo, ironia, inveja. Na afirmação estão presentes a enumeração e a interrogação retórica.

d- Envergonhadas por terem exteriorizado os seus sentimentos, as pessoas voltaram a calar-se e recuperaram a compostura.Nesta afirmação estão presentes a metáfora e a utilização expressiva do advérbio (pesadamente).

3.2.2- Quanto ao ponto de vista, o narrador é subjetivo, uma vez que ao longo do texto revela um tom crítico e de censura em relação ao comportamento das pessoas.

4- Este conto pretende denunciar a injustiças social.


   Até amanhã para uma nova tarefa!