CORREÇÃO DA FICHA DE AVALIAÇÃO (Sugetões)
Bom dia,
como prometido, segue a correção da ficha de avaliação, que deverão passar para o caderno. Esta é a última tarefa do período!
GRUPO I
Texto A
1.
- Seleciona apenas as três opções corretas: B; D; E. 4
pontos
- Seleciona apenas duas das opções corretas e nenhuma das outras
opções. 2 pontos
2.1. Chave: (B)
2.2. Chave: (B)
2.3. Chave: (A)
Texto B
Para aqueles que acharam o teste difícil, informo que o texto B e parte da gramática foram retirados da prova de aferição 2019 (8º ano). Podem ir consultar!
Item 3. (C –) E – A –
F – D – B.
Item 4. Seleciona apenas as três opções corretas: A, B,
F.
Item 5. (Apenas passem para o caderno um dos exemplos do "compreende de forma completa". Eu transcrevi tudo para terem uma ideia de como são feitas as correções dos exames/provas de aferição. Façam o mesmo para os itens 8 e 9)
Compreende de forma completa.
Seleciona uma das palavras e justifica a escolha de
forma plausível e completa.
Exemplos:
• O deus Éolo foi hospitaleiro, porque acolheu
Ulisses e os companheiros, durante um mês (mostrando-se interessado
na sua história).
• O deus Éolo foi generoso, porque deu a Ulisses um
saco com ventos que o poderiam ajudar a ter sucesso
na viagem.
• O deus Éolo era poderoso, porque podia manipular
os ventos de acordo com a sua vontade.
Nota: integram-se neste código as respostas em que o
aluno seleciona mais do que uma palavra, mantendo um desempenho equivalente ao
descrito.
Compreende parcialmente
Seleciona uma das palavras e justifica a escolha de
forma plausível, mas incompleta.
Exemplos:
• O deus Éolo foi hospitaleiro, porque se mostrou
interessado na história de Ulisses.
• O deus Éolo foi generoso, porque deu a Ulisses um
saco com ventos.
• O deus Éolo era poderoso, porque era o guardião
dos ventos.
Nota: integram-se neste código as respostas em que o
aluno seleciona mais do que uma palavra, mantendo um desempenho equivalente ao
descrito.
Não compreende
Seleciona uma das palavras, mas não justifica a
escolha de forma plausível.
Exemplo:
• Éolo foi hospitaleiro, porque ajudou Ulisses a
sair da ilha.
Seleciona uma das palavras, mas não apresenta
qualquer justificação.
Exemplo:
• Éolo foi muito generoso.
Não seleciona nenhuma das palavras e apresenta uma
justificação que não permite identificar a escolha.
Exemplo:
• Éolo deu-lhe um saco com ventos que o poderiam
ajudar a ter sucesso na viagem.
Item 6 - Chave: A
Item 7
7.1. –
B;
7.2. – C.
Item 8.
Compreende de forma completa
Relaciona o acontecimento relatado por Ulisses com a
sua deceção posterior, referindo, de forma explícita:
– o facto de ter estado muito perto de Ítaca;
– o desânimo por se ter afastado da sua terra.
Exemplos:
• Ulisses esteve tão perto de Ítaca que chegou a ver
homens a acender fogueiras, mas depois não conseguiu chegar a casa, e isso
causou-lhe uma grande deceção.
• Ficou dececionado por se ter afastado da sua
terra, depois de ter estado muito perto.
Compreende parcialmente
Relaciona, de forma imprecisa ou vaga, o
acontecimento relatado por Ulisses com a sua deceção.
Exemplos:
• O acontecimento acentua o desânimo posterior de
Ulisses.
• Ulisses ficou desiludido, pois o seu esforço foi
em vão.
• Esteve quase a chegar a casa, mas deitou tudo a
perder.
• Quando estava tão perto, adormeceu e voltou a
afastar-se.
Não compreende
Não relaciona o acontecimento relatado por Ulisses
com a sua deceção.
Exemplos:
• Ulisses estava quase a chegar a casa, por isso viu
as fogueiras em Ítaca.
• Ulisses ficou muito dececionado, porque não
regressou a casa.
Item 9.
Compreende de forma completa
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir
envergonhado e apresenta uma justificação em que mobiliza, de forma plausível e
completa, informação do texto.
Exemplos:
• Em meu entender, Ulisses tem motivos para se
sentir envergonhado, porque não conseguiu concretizar o seu objetivo, apesar de
lhe terem sido dados todos os meios para o fazer.
• Na minha opinião, Ulisses tem motivos para se
sentir envergonhado, porque teve de regressar para junto de Éolo e assumir que
tinha falhado.
• Penso que Ulisses tem motivos para se sentir
envergonhado, porque adormeceu e, como consequência, teve de regressar a Eólia.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir
envergonhado e apresenta uma justificação em que mobiliza, de forma plausível e
completa, informação do texto.
Exemplos:
• Na minha opinião, Ulisses não tem motivos para se
sentir envergonhado, porque ele foi atraiçoado pelos companheiros.
• Penso que Ulisses não tem motivos para se sentir
envergonhado, porque só adormeceu depois de ter estado muitos dias seguidos a
manobrar a vela.
Compreende parcialmente
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir
envergonhado e apresenta uma justificação imprecisa ou incompleta.
Exemplos:
• Em meu entender, Ulisses tem motivos para se
sentir envergonhado, porque não conseguiu concretizar o seu objetivo.
• Na minha opinião, Ulisses tem motivos para se
sentir envergonhado, porque teve de regressar ao palácio de Éolo.
• Penso que Ulisses tem motivos para se sentir
envergonhado, porque adormeceu.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir
envergonhado e apresenta uma justificação imprecisa ou incompleta.
Exemplos:
• Penso que Ulisses não tem motivos para se sentir
envergonhado, porque os companheiros eram invejosos.
• Julgo que Ulisses não tem motivos para se sentir
envergonhado, porque não conseguiu evitar o sono.
Não compreende
Considera que Ulisses tem motivos para se sentir
envergonhado, mas apresenta uma justificação implausível ou não apresenta
qualquer justificação.
Exemplos:
• Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado,
porque Ítaca ficava muito perto.
• Ulisses tem motivos para se sentir envergonhado.
OU
Considera que Ulisses não tem motivos para se sentir
envergonhado, mas apresenta uma justificação implausível ou não apresenta
qualquer justificação.
Exemplos:
• Ulisses não tem motivos para se sentir
envergonhado, porque Éolo não se zangaria com ele.
• Ulisses não tem motivos para se sentir
envergonhado.
GRUPO II
Item 1.
a. houver
b. haja
c. houvesse
Item 2.
Seleciona apenas as duas opções
corretas: A, D.
Item 3.
Reescreve corretamente as duas frases:
Vi um livro sobre viagens. Se eu pudesse, comprá-lo-ia. Ela ficaria radiante se eu lho oferecesse.
Item 4 : (a) ‒ (5)
(b) ‒ (1)
(c) ‒ (4).
BOM TRABALHO E BOAS FÉRIAS, DENTRO DO POSSÍVEL, E EM CASA!!!
Não se esqueçam de me enviar a autoavaliação (quem ainda não o fez)